
Diogo Angeli
Artista / Pesquisador / Dança e Tecnologia / Videodança

Bio
Diogo Angeli é pesquisador e docente na área de Dança do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. É Doutor (2022) e Mestre (2019) em Artes da Cena pela UNICAMP, e Bacharel em Dança pela mesma instituição (2005).
Especialista em dança contemporânea, desenvolve pesquisas na interseção entre dança e tecnologia, com ênfase na videodança e em práticas de criação em contextos de realidade mista. Desde 2017, integra o Núcleo de Dança REDES/Unicamp, onde investiga as relações entre movimento, som e tecnologia. Foi pesquisador associado do projeto FAPESP “Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços expandidos entre som, movimento e tecnologia em realidades mistas” (2023–2025), coordenado pela Prof.ª Dra. Daniela Gatti, que explorou a noção de presença expandida nos campos sonoros e do movimento corporal.
Desde 2024, dirige o FIDA – Festival Internacional de Dança, Vídeo & Tecnologia da Unicamp, voltado à promoção de práticas artísticas e reflexões críticas no campo da dança mediada por tecnologias.
Autor do livro "A arte da Videodança: olhares intermidiáticos" (2020).
Publicações
Artigos
Livros
Teses
-
Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego: escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil). Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2023.
-
A semana da arte moderna de 1922: a leitura do corpo enquanto um elemento de manifesto e suas reverberações para as artes na contemporaneidade. Revista Pitágoras 500, 2022.
-
A obra artística 'Desrotular-se': videodança, corpos dissidentes e protagonismo. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, 2021.
-
A Presentificação do Performer na Fotoperformance. Revista Iaçá: Artes da Cena, 2021.
-
A Arte da Videodança: Olhares Intermediáticos. Livro, editora Autografia, 2020.
-
Mil litros de preto: uma poética sobre a Necropolítica. Revista CONCEPTION/CONCEPTION, 2020.
-
Dramaturgia virtual: a atuação da câmera e o processo de edição na expressividade da Videodança. Mestrado, 2018.
-
Dança no século XXI: o hibridismo e a tecnologia nas criações em dança contemporânea. Anais do Seminários de Pesquisa do PPGADC, 2017.